Visita de um, dois ou três dias

1 - Se você vai passar um só dia visite:

a) A Igreja Gótica, nela observando a Ceia de Ataíde, o Corpo de São Pio, os vitrais, o orgão etc.
      b) O Claustro, as Catacumbas, o museu, a biblioteca, as ruínas...
      c) Fora da Casa: o jardim, o Calvário, o Tanquinho, a Varginha, a Pedra de D. Pedro. Ao Tanque Grande           você pode ir de carro até a Porteira. O melhor mesmo é ir e voltar a pé.

2 - Se vai passar dois dias:

a) Execute com calma o programa do primeiro dia, tendo atenção para o Regulamento da Casa, horários           das refeições, missas, programas de TV, inclusive,da sua novela.
      b) No segundo dia de manhã, poderá ir a pé até a Cascatinha (2 km) saindo às 8 horas e visitando: a           Ponte do Bode, a Ponte de Pedras, o Banho, o Cemitério, a horta.
           - À tarde, vá pescar no Tanquinho ou descansar no jardim. Se não estiver cansado, suba até a             Capelinha ou a Gruta de Lourdes, ao Morro do Cruzeiro, ou vá aos Pinheiros ver, de perto, a cara do
            Gigante.

3 - Se vai passar dois dias:

a) Execute com calma o programa dos primeiro e segundo dias.
            b) Se gosta de andar, procure outros passeios. Se prefere ficar em casa, ande pelo jardim, distraindo-                 se, rezando, ouvindo a voz do silêncio, lendo algum livro, ou não fazendo nada, desligado de tudo.                  Se é intelectual, volte para a Biblioteca ou ao Museu e veja com atenção algum cimélio... objetos                  que pertenceram a D. Viçoso, ao Irmão Lourenço, ao Colégio etc... Mas se você é ex-aluno, volte,                  mais uma vez, a ocupar na igreja o mesmo lugar, como no tempo de menino. Aí medite, reze por                  seus professores e colegas e não se envergonhe se as lágrimas lhe vierem aos olhos.

4 - Para quatro dias ou mais:

a) Depende de seus gostos. Desde o bate-papo informal no adro da igreja até uma subida à                   Carapuça ou uma visita à Pedra do Irmão Lourenço, no Campo de Fora. (...)

ZICO, Pe. José Tobias. Caraça - Peregrinação, Cultura e Turismo, 1ª Ed. Belo Horizonte, Ed. São Vicente, 1976. pág. 145 , pág. 146.

.